sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Van Veen OCR 1000

Apresento a Van Veen OCR 1000.



O mais interessante desta moto é seu motor: um propulsor de 1000cc rotativo. Basicamente um motor rotativo tem um terço do peso comparado ao ciclo Otto (o que equipa quase tudo) pois ele tem menos partes.


Não tem biela, válvulas, o pistão tem um formato triangular com um buraco no meio e fica no virabrequim.


Se for pra explicar toda a história desse motor ficaria muito grande este post, então aqui vai dois links que vão dar uma boa ideia de como nasceu e mais ou menos o porque de não ter sido um sucesso:


Desenvolvimento
A Van Veen OCR 1000 foi a moto mais potente com um motor rotativo. Foi construída pelo importador holandês Kreidler Hendrik van Veen de 1976 a 1978 e 38 exemplares foram produzidos, incluindo 5 com uma carenagem integral. O motor foi projetado pela Audi/NSU para o automóvel CitroënGS e Porsche desenvolveu a caixa de velocidades. (Se você está pensando que parece um pouco como uma Guzzi, você está certo: o protótipo realmente usava um chassi Guzzi.) Mas a moto era muito cara, mais de 15.000 dólares (na época), apenas pouco mais de 30 Van Veens foram feitas ao longo de dois anos. Em 2005, em um leilão em Londres, uma foi vendida por de 37 mil dólares.

Especificações:
A história maior da motocicleta Wankel, a Van Veen OCR dispunha de 1000cc, equipado com uma embreagem operada hidraulicamente, 4 marchas para transmitir o binário de 135 Nm a roda traseira. A aceleração da moto de quase 330 quilos é de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, de 0 a 200 km/h em 16 segundos e a velocidade máxima é de 224 km/h.

Na primeira versão de 1976 vinha com carburadores de 40 mm Weber, que foram substituídos em 1977 por carburadores de 32 milímetros Solex. Na época a única moto mais cara era a MV Augusta 1100 Gran Prix.

Fim
Basicamente ela não vingou por se cara de se produzir devido a diferença da escala de produção, se tivesse mais investimento para aumentar a produção inevitavelmente o preço iria abaixar. Diz a lenda que o motor wenkel também tem problemas nas vedações do rotor.


Dados técnicos:
OCR 1000
Fabricante: Van Veen GmbH Duderstadt
Período de produção: 1976-1978
Classe: Superbike 

Dados do Motor:
Dois rotores de motor Wankel,
refrigeração a água/óleo,
32 milímetros carburadores Solex,
ignição sem contato (Hartig)
Deslocamento (cc) 996 (volume da câmara)
Potência: (kW / CV) 73,6 (100) a 6000 min-1
Torque: (Nm) 135 a 2500 min-1
Velocidade máxima: 224 km/h

Transmissão: 4 velocidades entregue a roda por eixo de transmissão cardan
Freio a disco: frente 2 de 280 milímetros; 280 mm traseiro
Distância entre eixos: 1525 mm
Peso: 292 kg




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